sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Caso Brasileiro_5

Fontes de Pesquisas
Fonte: Jorge Antonio Menna Duarte
Professor do Centro Universitário de Brasília (UniCeub)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABRAMO, C. A regra do jogo. São Paulo: Companhia das Letras,1988.
ANDRADE, C. T. de S. Curso de relações públicas: relações com os diferentes públicos. São Paulo: Atlas, 1988.
BELTRÃO, L. Iniciação à filosofia do jornalismo. 2.ed. São Paulo: Editora da USP, 1992.
BUENO, W. da C. Novos contornos da comunicação empresarial brasileira. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, Umesp, v. 16, p. 71-99, 1989.
_____. Comunicação e interatividade: a comunicação empresarial se prepara para enfrentar os desafios do século XXI. Comtexto Comunicação e Pesquisa/Unimed Amparo, 1995.
CAMPOI, E. Jornalismo científico e assessoria de imprensa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE JORNALISMO CIENTÍFICO (4:1984: São Paulo). São Paulo: Associação. Brasileira de Jornalismo Científico/Associação Iberoamericana de Periodismo Científico, 1984. p. 113-118. Memória.
CHAPARRO, M. C. A notícia (bem) tratada na fonte: novo conceito para uma prática de assessoria de imprensa. São Paulo: USP/ECA, 1987. Dissertação Mestrado.
_____. Raízes e atalhos de uma história que apenas começa. In: ABERJE, 20 anos da comunicação empresarial no Brasil. São Paulo: Aberje, 1987. p.12.
_____. O uso da técnica jornalística sem os limites da ética. Cadernos de Jornalismo e Editoração, São Paulo: n. 10 v. 24, p. 39-46, 1989.
_____. Um modelo jornalístico de divulgação da ciência. Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo: v. 62/63, p.129-134, 1990.
_____. Jornalismo na fonte. In: Jornalismo brasileiro: no caminho das transformações. (Org. Dines A; Malin M.) Brasília: Banco do Brasil, 1996.
CHEIDA, M. Concepções sobre o fundamento ético da verdade factual no jornal e na assessoria de imprensa. Comunicarte, Campinas, v. 10 n. 18, p. 103-118, 1993.
CORRADO, F. M. A força da comunicação: quem não se comunica... São Paulo: McGraw-Hill, 1994.
DESCHEPPER, J. Saber comunicar com jornalistas da imprensa, rádio e televisão. Lisboa: Cetop, 1992.
DUARTE, J. A. M. O papel do jornalista na comunicação empresarial: o caso Embrapa. São Bernardo do Campo: Umesp, 1996. Dissertação Mestrado.
_____. Pesquisa & Imprensa: orientações para o bom relacionamento. 5.ed. Brasília: Embrapa, 1999.
ERBOLATO, M. L. Informações científicas no noticiário dos jornais. Comunicarte, Campinas, v. 1, p. 119-127, 1982.
_____. Assessorias de imprensa: novo mercado de trabalho. Comunicarte, Campinas, v. 11/12, p.111-132, 1988.
FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas). Fonte: revista das assessorias de comunicação e imprensa. Brasília: Fenaj, out. 1997.
GASPAR, A. Relações Públicas: esclarecimentos, aspectos jurídicos e suas atividades específicas. In: CATÁLOGO BRASILEIRO DE PROFISSIONAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS, São Paulo, n. 6, 1984.
GOODWIN, H. E. Procura-se ética no jornalismo. Rio de Janeiro: Nórdica, 1993.
_____. Em defesa da assessoria de imprensa. [s.l.: s.n.], 1992.92. p. 13.
JORNALISMO alternativo. Revista Imprensa, São Paulo: set. 1987. p.62-64.
KUCINSKI, B. O jornalismo no Brasil é parte de um sistema de informação massificado e promíscuo. Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo: v. 55, p. 7-21, 1986. Entrevista.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 1986.
LOPES, B. O que é assessoria de imprensa. São Paulo: Brasiliense, 1994a.
_____. Assessoria de imprensa. Revista de Comunicação, São Paulo, n. 37, 1994b.
_____. A realidade do ensino de Assessoria de Imprensa nos cursos de Comunicação. In: FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas). Fonte: Revista das Assessorias de Comunicação e Imprensa. Brasília: Fenaj, out. 1997.
LIMA, G. M. Releasemania: uma contribuição para o estudo do press-release no Brasil. 2. ed. São Paulo: Summus, 1985.
LUDUVIG, M. M. As transformações do jornalismo empresarial na década de 80 aos dias atuais. São Paulo: USP/ECA, 1994. Dissertação Mestrado.
MARCONDES FILHO, C. O capital da notícia: jornalismo como produção social da segunda natureza. São Paulo: Ática, 1989.
_____. Jornalismo fin-de-siècle. São Paulo: Página Aberta, 1993.
MARINHO, M. J. M. da C. Profissionalização e credenciamento: a política das profissões. Rio de Janeiro: Senai/DN/DNPEA, 1986.
MEDINA, Cremilda. Profissão jornalista: responsabilidade social. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
MELO, J. M. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.
MOREIRA, R. Assessoria de imprensa, mercado em expansão? In: MEDINA, C. (Org.). O jornalismo na Nova República. São Paulo: Summus, 1987. p.171-181.
MIGUEL JORGE. Comunicação: a favor da reserva de competência. Gazeta Mercantil, São Paulo: [1990?].
NORI, W. Comunicação empresarial no Brasil: estado atual e cenários para o futuro. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. São Paulo: Aberje/ Fiesp/Ciesp/IRS, 1990. p. 70-79.
NORONHA, C. A. O Estado e a informação. In: MEDINA, C. (Org.). O Jornalismo na Nova República. São Paulo: Summus, 1987. p. 91-110.
NUCCI, C. Jornalistas e... jornalistas. Folha de S. Paulo, São Paulo: 20 jul.1992, p.1-3.
PALMA, J. R. Jornalismo empresarial. Porto Alegre: Sulina/ARI, 1983.
_____. Jornalismo empresarial. 2.ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1994.
PERFIL revisto e ampliado. Revista Brasileira de Comunicação Empresarial, São Paulo: Aberje, n. 13, p. 4-7, 1994.
PIVA, M. Perfil do jornalista em funções empresariais. Anuário de Jornalismo. São Paulo, ano 1, n. 1, 1999.
QUINTÃO, Aylê-Salassie F. Divulgação governamental: uma história da relação com o poder in SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO DISTRITO FEDERAL. Jornalismo de Brasília: impressões e vivências. Brasília, SJPDF, 1993.
TORQUATO, F. G. Jornalismo empresarial. São Paulo: USP/ECA,1971. Tese Doutoramento.
_____. Comunicação empresarial, comunicação institucional. São Paulo: Summus, 1986.
_____. Jornalismo empresarial: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Summus, 1987.
RELEASE, técnica e aproveitamento, s.a., s.d
RIBEIRO, F. J. F. Assessoria de imprensa como ferramenta de marketing. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, Centro de Estudos Sociais Aplicados, 2000. Monografia (Especialização) 51p.
ROSSI, C. Vale a pena ser jornalista? São Paulo: Moderna, 1986.
ROMEIRO, G. O Estado e a informação. In: MEDINA, C. (Org.). O jornalismo na nova república. São Paulo: Summus, 1987. p. 91-110.
SANT’ANNA, F. A importância dos assessores de imprensa. Jornal dos Jornalistas de Assessoria de Imprensa, Brasília, n. 1, p. 2, 1993.
SANTOS, S. M. C.; BARBI, E. Z. Assessorias de comunicação e relacionamento com a imprensa: a atuação dos profissionais de Ribeirão Preto. Manaus : Intercom, 2000. Anais.
SIMÕES, R. P. A estética das relações públicas In: CORREA, T. G. (Org.). Comunicação para o mercado: instituições, mercado, publicidade. São Paulo: Edicon, 1995. p. 101-112.
SOLOSKI, J. O jornalismo e o profissionalismo: alguns constrangimentos no trabalho jornalístico. In: TRAQUINA, N. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993. p. 91-100.
TAVARES, M. L. Jornalismo empresarial: estratégia de marketing e de interação social: uma visão editorial. São Paulo: USP/ECA, 1992. Dissertação Mestrado.
VALENTE, C.; NORI, W. Portas abertas. São Paulo: Círculo do Livro, 1990.
VIEIRA, R. A. Amaral. Comunicação, Estado e sociedade (notas preliminares). Comum. Rio de Janeiro: v. 2, n. 5, p. 27-36, jan./mar. 1979.

Texto publicado em: BARROS, A. T.; DUARTE, J.; MARTINEZ, R. E. Comunicação: discursos, práticas e tendências. São Paulo: Rideel, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário