segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Análise_Um Monge


UM MONGE FALA DE ESPIRITUALIDADE E CARREIRA

O BENEDITINO ALEMÃO ANSELM GRÜN tem como uma de suas missões divulgar as palavras de são Bento. Ele percebeu que os ensinamentos do santo, quando aplicados aos líderes das empresas, traziam alívio para os que se sentiam massacrados pela rotina. Ele próprio tem uma experiência empresarial. Grün é gestor de finanças do Mosteiro de Münsterschwarch, na Alemanha, onde coordena e direciona as atividades de 280 colaboradores e testa seus ensinamentos. Hoje, o monge dá palestras em grandes corporações, como a montadora Mercedez Benz, e escreve sobre a espiritualidade como uma ponte entre a satisfação na vida profissional e pessoal. Ele conversou com Bons Fluidos e levantou tópicos de como é possível fazer as pazes com o trabalho.

Satisfação profissional tem a ver com... AutoconhecimentoPense: você é seu principal recurso de trabalho. Por isso, precisa conhecer seus talentos, facilidades, fraquezas, aptidões e dificuldades. Dedicar-se ao que lhe dá prazer, seguir suas crenças e seus valores.

Estar de bem com você

Quem está de mal consigo mesmo também pode ter o rendimento profissional comprometido. Isso se traduz por mau humor excessivo, rispidez nas palavras e dificuldade em se relacionar com os parceiros de trabalho. “Quem não lida com as próprias feridas normalmente fere os outros”, atesta o monge. Quando se entra em acordo consigo – e isso pode ser feito por meio de terapia –, fica mais fácil estabelecer um ambiente profissional Satisfação profissional tem a ver com... equilibrado e se vincular de maneira harmoniosa com os colegas de trabalho. É bom para todos.

Saber dosar a energia

Confunde-se o ato de liderar com o simples fato de levantar poeira, criar polêmicas e mudar o que não é preciso. Trata-se, aqui, de não desperdiçar energia e conduzir seus atos para o que realmente é necessário. Se você só consegue se sentir útil e participativo no trabalho quando faz barulho, deve se reavaliar. E lembre: não se pode mudar com base na turbulência, e sim na calma.

Ter foco no que faz

Não perca tempo e disposição pensando em como os outros lhe julgam ou prestando atenção em intrigas e fofocas. “Cerca de 30 a 40% da energia no trabalho é gasta com atitudes mesquinhas”, contabiliza Anselm Grün.

Estabelecer um clima de confiança

O bom chefe cria um ambiente de segurança, no qual as pessoas não têm medo de errar e sabem que podem contar com a equipe quando há problemas e mesmo quando falham. Colegas e chefes que oferecem apoio e companheirismo estimulam um ambiente de criatividade e renovam o ânimo mesmo em situações adversas.

Ter mais tempo para você

Como você se sente ao ir para o trabalho?
Estimulado, inseguro ou desgastado? Se a resposta for a última opção, você deve ter a clareza de quais são suas fontes de energia na vida e ativá-las. Isso pode ser feito da seguinte maneira: avalie o que lhe traz o sentimento de renovação na esfera pessoal. Pode ser a prática de um esporte ou de meditação, o convívio com a família, um encontro com os amigos. Saiba que atitudes como essas, mesmo que aparentemente simples, têm o poder de multiplicar a energia e fazê-la acreditar mais em você mes- >> mo. Está se sentindo esgotado? Marque um happy hour com os amigos, convide alguém querido para jantar ou saia para caminhar. O poder disso é revigorante.

A maneira como você fala

Já reparou na maneira como você fala com os outros? Às vezes, sem perceber, usamos um tom acusador ou desafiador, quando na verdade queremos acolher, nos aproximar ou até mesmo entender. Faça uma auto-avaliação de como conversa com o outro (o tom da voz, as palavras utilizadas, o quanto fala, o espaço que dá para o outro retrucar). E verifique se o retorno que costuma receber não está mais vinculado à maneira como você se coloca e não apenas às informações que passou ou pediu.

Saber dosar as emoções

Solidarize-se! Mas não se contagie em demasia com a emoção dos outros. Isso pode atrapalhar a tomada de decisão. Você pode apoiar uma pessoa que está desanimada e ou vir as reclamações de um colega in sa - tisfeito, mas mantenha sua estrutura emocional para não sair da conversa com um sentimento que não é seu, mas que pode roubar seu otimismo e sua vontade de agir.

Vale lembrar: na agenda, pontue os compromissos profi ssionais, mas também o tempo dedicado para você, para a família e para os amigos. Minigarrafa da Corporação de Ofícios, pombinha de porcelana da Rachel Hoshino e porta-clipes e porta-cartões da Espaço Canevah.

Fonte: texto Tatiana Bonumá publicado na revista Bons Fluídos

Nenhum comentário:

Postar um comentário