segunda-feira, 24 de agosto de 2009

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O abuso de mordomias

Muitas fontes e até assessorias de imprensa menos profissionais utilizam o recurso do presente ou do convite para viagens como forma de cooptar o jornalista para a defesa de seus interesses. Por isso, o Manual de Assessoria de Imprensa da Fenaj inclui essas e outras vantagens como equívocos freqüentes das fontes: "É um erro supor que regalias concedidas a jornalistas dos veículos de comunicação, em determinadas circunstâncias, dêem direito a exigir a publicação de matérias, ou representem garantias de que isso ocorra. Numa eventual cobrança, o relacionamento com a imprensa tende invariavelmente a se deteriorar."

Os desvios de comportamento não se originam apenas das fontes e das assessorias. Muitos jornalistas de redação também abusam das mordomias. Num debate promovido pelo Núcleo de Assessoria de Imprensa de Florianópolis, segundo relato da coordenadora, Mylene Margarida, o ponto alto foi o desabafo de um jornalista, diretor de uma empresa de clipagem e titular de um programa de esportes numa emissora de TV local: "Sou um assessor de imprensa frustrado. Não me conformo em ter de dar informações privilegiadas, presentes e até pagar viagens a jornalistas para o bom funcionamento da empresa".

No artigo "Jornalistas e... jornalistas", Celso Nucci, na época secretário editorial da Editora Abril, diz: "Chega a ser normal encontrarmos jornalistas festejando seus aniversários em almoços pagos por assessoria de imprensa; jornalistas aceitando convites para almoços e jantares de inauguração de restaurantes ou abertura de festivais culinários; é natural aceitar viagens, bons descontos em compras e presentes variados em nome do eufemismo de testar produtos e serviços."

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