segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Análise_Dificuldades


Como lidar com as dificuldades do dia-a-dia Elaboramos um roteiro dos principais problemas enfrentados, seja na empresa em que você está, seja no próprio negócio, e suas possíveis soluções.

SITUAÇÃO 1
Você precisar tocar projetos, mas não tem estrutura para isso ou as habilidades suficientes. O QUE PODE PROVOCAR Sensação de incapacidade. O QUE FAZER Exponha a situação por meio de uma conversa franca com seu chefe. Nem sempre seus superiores estão a par da estrutura – ou dos conhecimentos – que você tem disponível. Se for o caso, negocie um tempo para investir em cursos, leituras, pesquisa e entrevistas com outros profissionais. Avalie seu trabalho de acordo com as possibilidades que lhe são apresentadas e a estrutura com a qual conta. O resultado é coerente com as condições oferecidas. O importante é não confundir a frustração de não atingir a meta com a infelicidade generalizada no trabalho.

SITUAÇÃO 2
Falta tempo para fazer tudo o que precisa. O QUE PODE PROVOCAR Acúmulo de funções e responsabilidades, desorganização pessoal ou da empresa e falta de planejamento. O QUE FAZER Identifique o que está roubando seu tempo e tente eliminar isso da rotina, como reuniões improdutivas, interrupções desnecessárias, telefonemas e respostas a e-mails que não são urgentes. Liste as tarefas essenciais e crie um planejamento diário com o tempo que pretende gastar em cada atividade. Importante: seja realista e considere a possibilidade de imprevistos. Aprenda a delegar funções, adiar o que é possível, dividir o que for necessário e priorizar.

SITUAÇÃO 3
Sentir-se rejeitado no ambiente de trabalho. O QUE PODE PROVOCAR Dificuldade nas relações – com chefe, colegas ou subordinados. O QUE FAZER Se o comportamento de alguém o incomoda, verifique se a ele é assim só com você. Não espere o sorriso e a aprovação dos outros para se sentir à vontade ou criar um ambiente de trabalho saudável. Focalize o estímulo em você mesmo, não se deixe consumir por pensamentos negativos – de ameaça e competitividade – e assuma uma postura ética e amigável com sua equipe. Se o confronto persistir, tenha uma conversa transparente com a pessoa, sem se focar na emoção, e sim na preocupação em manter um clima profissional estimulante e agradável para você e para os outros.

SITUAÇÃO 4
Você se sente sempre desatualizado, com um passo atrás em relação à tecnologia. O QUE PODE PROVOCAR Estresse e impotência. O QUE FAZER Tente não depender apenas de cursos para aprender a lidar com novas tecnologias. Obtenha informações observando os colegas, conversando, pesquisando e arriscando a mexer nos equipamentos.

SITUAÇÃO 5
Sem tempo para a vida pessoal. O QUE PODE PROVOCAR O isolamento e a sensação de que a vida está escorrendo pelas mãos. O QUE FAZER Ser realista em relação ao que é possível fazer. De novo, considere as prioridades. Programar os encontros sociais com a mesma importância que se dá à reunião profissional. Aprender a estabelecer limites e falar “não”, tanto na vida pessoal como na profissional, num tom assertivo e não agressivo. Fonte: Isma-BR (International Stress Management Association).
Os profissionais satisfeitos são também aqueles que sabem administrar bem a carreira. Portaprendedores de papel da Espaço Canevah, pombinha dourada de porcelana da Rachel Hoshino, minigarrafa de vidro da Corporação de Ofícios, caneta, lápis, cadernos e papéis da Papel Craft.

Fonte: texto Tatiana Bonumá publicado na Revista Bons Fluídos

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