quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Coletiva_Dudu do Acordeon

Coletiva_Planejamento e Gerenciamento Jornalístico
Sala: 510_Bloco A
Horário: 13hs


Eduardo Henrique de Araújo Silva (Dudu do Acordeon) nasceu em Recife - PE e começou a se interessar pela música aos oito anos de idade (1995), através do teclado, seu primeiro instrumento.
Com o passar do tempo, a música popular nordestina, mais especificamente o autêntico forró pé de serra, chamou mais a sua atenção. Artistas como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Sivuca e Oswaldinho, são as principais fontes norteadoras do seu trabalho.

Aos 16 anos, devido a essas influências, começou a tocar acordeon. Lançou o seu primeiro CD “Não Fico Calado Não” em 2005. No início de 2008, gravou e produziu o seu segundo CD “Uma Mistura Só”, apresentando ao público sua versatilidade como instrumentista cantor e compositor. Neste trabalho Dudu do Acordeon explorou, além do Xote, do Arrastapé e do Forró, vários ritmos característicos de sua região como o Coco de Roda, o Samba Matuto, o Chorinho e o Frevo, sendo todos estes, abrilhantados pelo acordeon. Também neste CD, cantou ao lado de ilustres participações especiais como Dominguinhos, Santanna “O Cantador”, Nádia Maia e Rogério Rangel.

Como compositor, conseguiu o terceiro lugar no Concurso de Música Carnavalesca 2007/2008 realizado pela Prefeitura da Cidade do Recife, na categoria Frevo Canção. Em 2008 apresentou-se no São João da Cidade do Recife no Pátio de São Pedro, no São João da Cidade de Bezerros, e também em outras cidades como Igarassu, Caruaru, Abreu e Lima e Gravatá. Em julho de 2008 seu trabalho atravessou fronteiras internacionais levando a nossa cultura para a Europa. Participou de festivais de música na França, realizando uma turnê em mais de oito cidades francesas, como Gannat, Alençon, Issoire, Le Don Jon, Vichy, entre outras.

Atualmente, se apresenta em diversos bares, clubes e casas de shows da região metropolitana do Recife e já fez shows em cidades como: Bonito, Ipojuca, Sirinhaém, Aliança, Condado, Cabo de Santo Agostinho e no Arquipélago de Fernando de Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário