segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Planejamento Empresarial [10]

Mailing List – III Parte

Torne fácil e segura ao usuário a sua retirada da lista.

É fundamental que usuários que queiram retirar-se da lista consigam fazer isto de modo rápido e seguro, se você quer preservar uma boa imagem de sua empresa. Usuários que continuam recebendo mensagens que já não desejam tendem a reclamar da empresa que as envia, criando uma imagem negativa da mesma.

O mecanismo mais difundido de retirada do usuário de uma lista é muito sujeito a erros. Trata-se daquelas listas que têm normalmente uma mensagem em seu final como a seguinte: "Se você deseja retirar-se desta lista responda esta mensagem com o título 'retirar da lista'." Esta opção pode falhar, e muitas vezes realmente falha.

Por exemplo, se o usuário está cadastrado com um e-mail que é redirecionado para outra conta, o administrador tentará retirar a outra conta do cadastro, mas não a encontrará. Como conseqüência, você continuará enviando mensagens ao usuário, que a partir do momento que solicitou sua retirada, se sentirá incomodado toda vez que receber suas mensagens.

Felizmente existem diversas maneiras de tornar simples o processo de retirada de um nome da lista. Forneça instruções sobre como se retirar da lista em todas as correspondências enviadas. Previna-se de inscrições não intencionais enviando um e-mail de confirmação a cada inscrição realizada, orientando desde então a retirada do nome da lista. Isto protegerá sua lista de cadastros errados e abusos intencionais de terceiros.

Use um método de retirada da lista através de formulário no site, que confirme imediatamente a retirada do e-mail. Isso esclarece ao internauta seu sucesso ou insucesso na tentativa de retirar-se. Assim, caso o internauta, por algum motivo não consiga se retirar da lista, ele poderá tomar outras medidas, como entrar em contato com o administrador da lista e ser atendido.

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