segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Assessoria_Pública_01

Assessor de Imprensa é jornalista?


Para muitos jornalistas “de batente”, não. Observe o que diz o Manual de Redação da Folha de São Paulo (citado por CHINEM:2003, 123):
“Trate o assessor de imprensa com respeito e desconfiança. Ele pode ser uma fonte de informação, mas atua também como lobista. Defende os interesses da organização em que trabalha. Nem sempre esses interesses são os mesmos que os dos leitores”.
O mesmo escritor cita uma revista semanal que “joga um balde de água fria” nos vestibulandos dos cursos de Jornalismo:
“Trabalha-se muito, quando se acha emprego, em funções repetitivas e burocráticas, ganha-se pouco e sobe-se devagar na vida (...)a oportunidade está nas assessoria de imprensa, que funcionam como uma espécie de antijornalismo – às vezes escondendo notícias, muitas vezes até mentindo”.

Felizmente, nada do que citamos acima é verdadeiro. Primeiro, porque o assessor de imprensa é tão jornalista quanto um profissional “do batente”; segundo: “antijornalismo”, “mentiras” e “meias-verdades” não devem fazer parte do vocabulário de um assessor.

A assessoria de imprensa, longe de ser uma atividade rotineira e enfadonha, exige conhecimentos técnicos e uma consciência ética das informações e suas influências na opinião pública. A área é uma das mais exigentes do Jornalismo, pois requer uma sistematização profissional para que a função seja exercida com segurança e correção.
E o que faz um assessor de imprensa?

Mantém um contato regular com os meios de Comunicação, conhece os profissionais, seus interesses e suas rotinas de trabalho. Procura se manter informado do funcionamento dos fluxos de produção e os horários de fechamento.
Retomemos à pergunta do início deste texto: assessor de imprensa é jornalista?
Quem pode responder essa pergunta é o próprio profissional. Se ele acha que só pode ser um jornalista quando se está numa redação de um grande veículo, então ele pode trabalhar em locais mais simples, redações mais modestas, no computador da sua casa, no jornal do seu bairro, que ele não vai se achar jornalista. Tudo depende de auto-estima e de saber levar a sua função da melhor maneira possível.

Fonte: CHINEM, Rivaldo. Assessoria de Imprensa – Como Fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário