segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Planejamento Empresarial [1]

Perfil da Empresa

Quando vamos prestar serviços de Assessoria de Imprensa, é importante que o Cliente tenha um perfil do que é a empresa (equipe de trabalho), quem são os integrantes, quais os trabalhos desenvolvidos. A partir de agora, vamos destrinçar um exemplo/modelo de Perfil de Empresa de Assessoria de Imprensa (ressaltamos que os nomes são fictícios):

A primeira parte do perfil é a Apresentação que mostra um resumo das principais atribuições da empresa. Varia de equipe para equipe. O que a equipe vai propor para o cliente? Fazer sugestões de pauta e nota? Fazer um blog ou site? Traçar estratégias de Marketing? O que não pode ocorrer é a equipe propor uma coisa e fazer outra.

A segunda parte do perfil é a Assessoria de Imprensa que mostra um detalhamento de tudo o que a equipe/empresa pode e se propõe a fazer. Diferencia-se do item anterior por mostrar passo a passo como serão as atividades a serem desenvolvidas junto ao cliente.

Normalmente, um dos trabalhos mais significativos de um trabalho de assessoria é a produção de veículos segmentados (os chamados house organs), como jornais, revistas, programas institucionais de rádio e TV, websites, etc. Trata-se de uma tendência mundial de especialização e segmentação de informações, uma vez que as empresas/ órgãos públicos/ organizações não-governamentais/ associações e sindicatos são os principais clientes e trabalham com públicos específicos.
Agora é o momento de “vender o peixe” da equipe/empresa. É mostrar para o cliente porque se deve investir na nossa assessoria. Em caso de equipes que estejam começando, vale colocar experiências anteriores dos integrantes, uma vez que, mesmo não sendo clientes da empresa, mostra o know-how do profissional.
Aqui é o momento de apresentar os profissionais/integrantes do grupo, bem como suas experiências anteriores. No caso de estudantes, vale colocar estágios, trabalhos voluntários e mesmo trabalhos de destaque na faculdade.



Finalmente, o contato com endereço, telefone, site, e-mail, etc. No caso de trabalhos, podem ser colocados os celulares dos integrantes, e mesmo um blog e um e-mail criado especialmente para o trabalho de Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário