segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Assessoria_Pública_02

Assessor de Imprensa é publicitário?

Para responder essa pergunta, vamos primeiro definir as atribuições desses profissionais de Comunicação, começando pelas semelhanças: Ambos trabalham em cima da comunicação institucional e promocional de um produto ou uma empresa, trabalham com o Marketing e de uma forma contínua. Mas também as semelhanças acabam aí.
Como água e azeite, as duas profissões não se misturam. Convivem, mas não trabalham. Como é o setor publicitário que atrai recursos para a empresa de comunicação, é para ele que os espaços das páginas são priorizados, ficando as sobras para o Jornalismo. Em uma assessoria de imprensa, no entanto, a água e o azeite podem se misturar, sim. Isso porque um anúncio bem feito gera pautas. Mesmo assim, os pontos de vista do assessor e do publicitário são bem diversos, o que dá uma resposta negativa à pergunta do título.
Enquanto o assessor de imprensa é um canal entre a empresa e os meios de Comunicação; o publicitário cuida da imagem institucional através de técnicas de “positivação” utilizadas pela propaganda, além de pagar pelo espaço, o que seria inadmissível para o assessor de imprensa. Traduzindo: o assessor de imprensa e o publicitário são irmãos, mas não são iguais.


Fonte:CHINEM, Rivaldo. Assessoria de Imprensa – Como Fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário