segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Assessoria_Pública_06

Ferramentas de Trabalho – Clipping & Mailing List

No dia-a-dia, o clipping (ou clipagem) se mostra uma ferramenta estratégica para o acompanhamento de todo o noticiário sobre o órgão público, temas regionais, nacionais, internacionais, que mereçam repercussão por parte da autoridade. Também pode render respostas a ataques, acusações e reclamações da sociedade. No entanto, a manutenção do clipping é uma das maiores dificuldades de qualquer assessoria de imprensa. Mas por que manter um clipping é tão difícil?

Preconceito por parte de muitos profissionais, e por que não dizer, de estagiários também. O assessor de imprensa não é o profissional que “toca lindamente o piano de cauda”, mas o “que carrega o piano escadaria acima”. Clipar o noticiário não é simplesmente ler e cortar jornal. É separar “o joio do trigo”, as notícias que interessam, do que não interessa.

No caso de clipping eletrônico, as empresas, públicas e privadas, não teriam condição em tempo real de fazer a manutenção. Por isso, mediante licitação, se contrata um serviço terceirizado.

O mailing list, ou agenda de contatos, é uma outra ferramenta preciosa na mão do assessor. Contém os nomes, endereços, telefones, faxes, e-mails e tudo o mais na caderneta do assessor. Essas listas devem estar sempre atualizadas, pois a rotatividade de jornalistas é muito grande. Dentro do mailing list pode existir uma “listagem de eleitos”, uma agenda com os jornalistas que o Assessor deseja ter maiores e melhores contatos.

Fonte: EID, Marco Antônio de Carvalho, Entre o Poder e a Mídia

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