segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Assessoria_Público_08

Materiais Impressos


A função de um jornal interno (house organ) é a de ser um canal de mão dupla entre o órgão e quem faz parte dele. Ao traçar perfis ou desenhar matérias com base nos temas, ouvindo opiniões e depoimentos, o jornal procura promover a integração entre as pessoas espalhadas pelas unidades da empresa. A linha editorial valoriza atitudes e comportamentos que possam ser multiplicados

Uma das vantagens para a empresa é que esses house organs acabam por registrar aumento de interesses dos funcionários. Afinal, a qualquer momento, cada um deles pode ocupar espaços na publicação, ou seja, virar notícia, e por isso mesmo, fazer o melhor para obter reconhecimento.

Divulgando as informações da empresa de uma forma clara e transparente, o house organ colabora para impulsionar as atividades da empresa, com o direcionamento da organização rumo às metas.

Paralelamente à publicação dos jornais, são feitas pesquisas internas. Com os resultados, aparecem as necessidades de mudanças. Quando direcionado aos funcionários e suas famílias, funciona como instrumento básico de motivação e mobilização de empregados. Nele, se procura refletir a cultura da empresa, desempenhando um papel de porta-voz, um diminuidor de boatos.

Ao longo dos anos, um jornal interno pode evoluir e se transformar numa revista, para especialização. Direcionada para outros públicos além do interno, pode se transformar num ganho de informação com melhor qualidade.

Já as revistas externas são direcionadas para o público em geral, enfoca assuntos diversos, que vão desde uma prestação de contas até mesmo assuntos de interesse geral, como Turismo e Cultura, entre outros. Ampliando o universo, amplia-se também a rede de contatos.

Público interno, sociedade, imprensa, vários são os públicos-alvo da revista externa. E por isso mesmo devem estar estrategicamente selecionados pela diretoria junto à assessoria de imprensa.

Cabe ao profissional de Comunicação entender que todos os públicos-alvo levam uma leitura própria da imagem institucional. Essa imagem deve ser construída sobre bases sólidas, de forma que todos os relacionamentos sejam consolidados.

As publicações devem transmitir proximidade e individualização com o público-alvo. Os responsáveis pela editoração devem se preocupar em tornar a leitura um hábito, o que é importante na vida das pessoas.

O jornal para o público externo é uma publicação com conteúdo informativo, interpretativo, opinativo e de entretenimento com periodicidade regular e número mínimo de quatro páginas, podendo receber um encarte de até quatro páginas. A linguagem é um dado fundamental para a conquista do público-alvo, quase sempre de classes mais humildes.

Fonte: CHINEM, Rivaldo. Assessoria de Imprensa – Como Fazer

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