terça-feira, 3 de novembro de 2009

Imprensa_Como Falar

Como Falar com a Imprensa


Diálogo – partindo da empresa
- partindo da imprensa
- depende do deadline (data e/ou horário em que um repórter precisa entregar sua matéria apurada e escrita ao editor)
- depende se esse horário solicitado pelo
jornalista se encaixa à agenda do executivo.


Quando a iniciativa parte da imprensa


Iniciativa

Do jornalista
a) reportagem mais ampla (ouvindo várias empresas, prática comum, quando a imprensa quer detectar reações e/ou tendências de um determinado segmento de mercado)
b) reportagem buscando informações exclusivas sobre a empresa.

Obs: é importante, entretanto, ressaltar que, para avaliar qualquer possibilidade de conceder uma entrevista, é fundamental estar certo de ter compreendido os objetivos da matéria em que ela será inserida e consciente das expectativas do jornalista em relação às informações que pretende obter da empresa. Essas duas certezas evitam um bocado de frustração para ambas as partes.


Entrevista por telefone – esse tipo de entrevista só é recomendado quando o cliente domina completamente o assunto.

Obs: O ideal é que, ao receber a solicitação de uma entrevista telefônica, o cliente contraponha um encontro rápido e imediato. Nem sempre, contudo, o deadline do jornalista torna isso possível. Nesse caso, o cliente deve procurar entender exatamente o que seu entrevistador deseja saber e lhe pedir um intervalo de meia hora para se preparar.


Várias solicitações para um mesmo assunto – há algumas situações em que vários veículos podem contactar o cliente para pedir uma entrevista. À primeira vista, a forma mais racional de gerenciar tantas solicitações é juntar todos os jornalistas para serem atendidos em uma só entrevista. Dependendo da circunstância, essa alternativa deve ser reavaliada.

a) Se a situação é de crise, deve-se evitar o bombardeio coletivo de perguntas. Ele pode gerar nervosismos que impeçam o cliente de explicar detalhadamente o que precisa para que seus entrevistadores entendem as circunstâncias vividas pela empresa.

b) Se a situação é positiva, o atendimento em conjunto também pode gerar um tratamento mais superficial. E é natural, uma vez que todos os jornalistas vão escrever suas matérias a partir das mesmas perguntas.


A informação para background – o jornalista procura a empresa, com o objetivo de obter informações genéricas sobre o mercado em que ela atua, ou explicações técnicas sobre determinado universo, para ajudá-lo a situar-se em uma cobertura da qual foi imcubido.

Obs: é claro que muitas dessas informações de background podem servir de base para pautas futuras, ou até mesmo virem a ser publicadas em boxes explicativos e/ou artigos de fundo.

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