quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Gerenciamento de Crises_03


Equipe de Gerenciamento de Crises

As crises têm o potencial de provocar um frenesi da mídia ou, ainda pior, de espalhar o pânico entre o público em geral. O meio de uma crise não é a hora ideal para começar a montar uma equipe de administração de crises ou para iniciar o contato com a mídia. Com o desenvolvimento antecipado de um plano de comunicação de crises claro e executável e com sua revisão freqüente, uma empresa pode sair de um potencial desastre com sua imagem intacta ou até mesmo aprimorada.

Primeiro, vamos listar os componentes principais de um bom plano de comunicação de crises, depois veremos cada um deles em particular. Os componentes são:
• uma equipe de comunicação de crises
• um plano de comunicação interna
• uma estratégia de mídia
• uma lista de potenciais fraquezas e de planos para lidar com elas
• informações atualizadas sobre a empresa e seus programas

O trabalho da equipe de comunicação de crises é criar e executar um plano geral de comunicação de crises. Os membros da equipe possuem funções específicas, como a de reunir informações de contato de todos os funcionários ou de estabelecer relacionamentos com membros da mídia local. Dependendo do tamanho da organização, uma equipe de comunicação de crises pode incluir:
• o diretor-geral
• o chefe de Comunicação Social
• os vice-presidentes e os diretores dos departamentos principais
• o oficial de segurança ou de proteção
• os advogados da empresa



O primeiro trabalho de uma equipe de comunicação de crises é selecionar um porta-voz oficial. O porta-voz será o contato inicial para todos os questionamentos da mídia. Eles irão realizar todas as entrevistas coletivas e conceder a maioria das entrevistas durante uma crise. Devem ter muita experiência em trabalhos com a mídia impressa e televisiva.

O porta-voz deve ter um vasto conhecimento sobre a organização, sentir-se à vontade em frente a uma câmera de televisão e deve ter a habilidade de inspirar calma e confiança. Ele também deve saber como concentrar argumentos complicados em pontos principais, para enfatizar esses pontos em uma entrevista sem parecer que esteja evitando perguntas difíceis.

Fonte
: ROOS, Dave. Como funcionam os planos de gerenciamento de crises.
Disponível em Acesso em 14/11/2009

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