quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Novidade_Livro de Assessoria

Livro "Assessoria de imprensa - Teoria e prática" apresenta painel completo sobre a área

A assessoria de imprensa é atividade de jornalistas ou de relações públicas? É preciso diploma universitário para exercer a função? Qual carga horária deve cumprir um assessor de imprensa? Essas e outras questões foram cuidadosamente analisadas pelos professores Elisa Kopplin Ferraretto e Luiz Artur Ferraretto durante um minucioso trabalho de observação do mercado em que atua esse profissional da comunicação.

O resultado está no livro "Assessoria de imprensa - Teoria e prática" (160 p., R$ 36,70, Summus Editorial). Em quinta edição revista e atualizada, a obra apresenta um painel completo sobre a área que é considerada hoje um dos maiores mercados de trabalho para o jornalista brasileiro.

O livro aborda questões éticas e legais dos diversos campos de atuação do profissional (empresarial, sindical, político, cultural etc.), além de fornecer informações sobre as origens históricas da atividade. A parte prática fica por conta da significativa quantidade de modelos atuais a respeito da produção de materiais informativos para diferentes mídias (impressa e eletrônica), da organização de entrevistas coletivas, do controle da informação, da elaboração de mailing list e da relação com a imprensa, entre outros aspectos de interesse do profissional.

As inovações tecnológicas, a diversificação dos veículos de comunicação e as mudanças na função e no perfil do assessor de imprensa também são contempladas na nova edição. "O objetivo é instrumentalizar o profissional e alertá-lo para a importância do comportamento ético nas relações com os colegas dos veículos de comunicação", afirma Elisa.

O livro é dividido em treze capítulos e traz exemplos práticos, demonstrações gráficas e dicas para o desenvolvimento da assessoria de imprensa no dia a dia. Os autores também fornecem orientações sobre planejamento, políticas, planos e estratégias; assessoria de imprensa a serviço da sociedade, com foco no jornalismo empresarial, cultural e terceiro setor; técnicas de redação em assessoria de imprensa; organização de entrevistas coletivas; produção de house organs; entre outras funções.

Fonte: Portal da Imprensa

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