domingo, 27 de setembro de 2009

Empreendedor_Microempresa3


O que é e como montar um plano de negócios
Prioridade é conhecer o ramo no qual se pretende atuar e qual consumidor se quer atingir

Do R7Texto: Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local onde vai funcionar o negócio desejado são passos fundamentais na hora de abrir uma empresa.

E todos fazem parte do que se chama Plano de Negócios, um item fundamental para que você não cometa erros básicos e garanta o futuro do seu novo empreendimento.

Para ajudar na elaboração desse plano, o Sebrae montou uma lista com tudo o que é preciso. Veja o passo a passo:

1º Passo
Conhecer o ramo de atividade – É preciso obter dados sobre o ramo em que se pretende atuar e as possibilidades de negócios nesse segmento. Por exemplo: confecção é um ramo e nele pode-se atuar com jeans, malha, linho, público infantil, adulto, feminino etc.

2º Passo
Conhecer o mercado consumidor – Estudar para quem se pretende vender é um dos passos mais importantes na hora de montar um negócio. Pesquise e informe-se sobre quem será o seu cliente para que você não corra o risco de produzir algo que ficará encalhado na prateleira.

3º Passo
Conhecer o mercado fornecedor – Para iniciar e manter qualquer negócio é importante saber quem vai oferecer a matéria-prima que você precisa para fabricar o seu produto. Sem pesquisar quem serão os fornecedores, corre-se o risco de pagar mais caro ou até comprar algo que vai comprometer a qualidade do serviço que se pretende oferecer.

4º Passo
Conhecer o mercado concorrente – Concorrência são as pessoas ou empresas que vendem mercadorias ou serviços iguais aos que você pretende oferecer. Por isso, eles devem ser analisados com cuidado. Em primeiro lugar, deve-se analisar pontos fracos e fortes e tentar fazer melhor. Depois, pesquisar quem são os clientes e do que eles mais gostam. Conhecer bem os concorrentes é uma vantagem.

5º Passo
Definir que produto será vendido ou qual serviço será prestado – É preciso conhecer profundamente qual produto/serviço você vai oferecer, além de definir qual embalagem será usada, tamanhos, cores, sabores etc.

6º Passo
Analisar a localização da empresa – Onde montar o negócio? Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Por isso, é preciso analisar com cuidado todas as possibilidades.

7º Passo
Conhecer marketing – Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que ela possa divulgar seus produtos ou serviços e conquistar seus clientes. Ter um bom marketing pode ajudar a ganhar mercado e superar ou se equiparar com a concorrência.

8º Passo
Processo operacional – Trata-se do como fazer. Pergunte-se: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços? Quem fará? Com que material ou equipamento? Quando fará? É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo. Pode ser você mesmo, um futuro sócio ou um profissional contratado para isso.

9º Passo
Projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços - É prudente levar em consideração quais são as necessidades do consumidor para saber quanto precisa ser fabricado. Isso evitará que você fique com produtos encalhados nas prateleiras. Planejar a compra de matéria-prima e embalagens também é fundamental.

10º Passo
Projeção da necessidade de pessoal – Identifique o número de funcionários necessários para trabalhar no seu negócio e quais qualificações eles deverão ter.

11º Passo
Análise financeira – É importante fazer uma estimativa de quanto dinheiro você vai precisar para abrir o negócio. Essa projeção precisa conter a previsão de gastos com aluguel ou compra do local onde a empresa irá se instalar, compra de materiais, contratação de funcionários, pagamento

Fonte: Site R7

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