terça-feira, 1 de setembro de 2009

Análise_Dúvidas


Dúvidas Freqüentes sobre Assessoria de Imprensa

Quais as diferenças entre Assessoria de Imprensa e Publicidade?

Resposta: A Assessoria de Imprensa tem como objetivo principal criar credibilidade e visibilidade, enquanto a Publicidade visa aumentar as vendas da empresa-cliente. É claro que, quando uma empresa veicula Publicidade, ela também cria visibilidade em conseqüência. Mas, o grande diferencial da Assessoria de Imprensa é a formação do elo de confiança entre a empresa e seus clientes, através da credibilidade.
As disponibilidades financeiras necessárias para investir em Publicidade & Propaganda ou em Assessoria de Imprensa costumam ser desproporcionais. O investimento em veiculação de anúncios publicitários é normalmente muito mais elevado do que o investimento em divulgação através de Assessoria de Imprensa.

A Assessoria de Imprensa substitui a Publicidade?

Resposta: Não. Cada um destes serviços atende a diferentes objetivos de Comunicação.
Press-Releases são textos informativos criados para distribuição entre os órgãos de Imprensa.

Por que a Assessoria de Imprensa é um trabalho de risco?

Resposta: Porque não há como garantir que os jornalistas publiquem todas as sugestões de pauta que lhes são enviadas. As pautas são avaliadas por cada jornalista junto à sua editoria. E a decisão de publicação cabe a estes profissionais. Para diminuir o risco da Assessoria de Imprensa, convém fazer a divulgação dos press-releases para mais de um veículo ao mesmo tempo.

É preciso ser "amigo" do jornalista para conseguir uma publicação?

Resposta: Não. A amizade com o jornalista não garante a publicação de nenhuma matéria. Vale lembrar da máxima: "amigos, amigos ... negócios à parte". O jornalista é um profissional que costuma utilizar as boas sugestões de pauta que chegam às suas mãos. E o Assessor de Imprensa deve auxiliar seu Cliente a gerar boas pautas.

Como medir o retorno da Assessoria de Imprensa?

Resposta: Muitas vezes o retorno da Assessoria de Imprensa é difícil de mensurar, porque não representa um aumento no faturamento da empresa-cliente num curto prazo. Afinal, a visibilidade e o retorno para a imagem não podem ser facilmente avaliados em números.

Mas é possível fazer uma análise comparativa. O resultado da Assessoria de Imprensa (clipping) gera espaços em centímetros (em veículos impressos) e de tempo (na mídia eletrônica). Calculamos o volume de centímetros e de tempo pela tabela comercial de cada veículo aonde se obteve a publicação. O resultado desta conta, que mostra quanto o cliente teria gasto se tivesse feito Publicidade, é comparado com o valor pago à Assessoria de Imprensa. Normalmente, o investimento em Assessoria de Imprensa é entre 10 a 20% daquele que precisaria ser feito em Publicidade.

O objetivo é vender um produto ou serviço. É possível usar da Assessoria de Imprensa para alavancar vendas?

Resposta: Sim, é possível. Mas não é muito fácil. A principal atribuição da Assessoria de Imprensa é criar visibilidade para um produto, serviço, ação empresarial, conceito, marca, promoção, empresa ou pessoa física. E, para conseguir obter espaços jornalísticos através da Assessoria de Imprensa é fundamental que o fato seja novo, inédito ou interessante. Em geral, os jornalistas têm resistência em publicar pautas meramente comerciais. Neste caso, o mais indicado é utilizar de Publicidade.

Por que a Assessoria de Imprensa requer um período mínimo?

Resposta: Por dois motivos. Primeiro, porque algumas revistas de circulação mensal trabalham com até 3 meses de antecedência. Então faz necessário um prazo mínimo para apuração e envio das informações e posterior coleta (clipping). Segundo, porque a Assessoria de Imprensa Institucional requer contato sistemático com os jornalistas para obter bons espaços. Mesmo quando a Assessoria de Imprensa divulga um Evento, é necessário um período prévio para preparação do material, convite aos jornalistas para cobrir o evento, etc.

Como a Assessoria de Imprensa pode auxiliar na Administração de Crises?

Resposta: Quando é publicada uma nota ou matéria negativa na imprensa, a imagem da empresa ou pessoa física citada sai "arranhada". Neste momento, a Assessoria de Imprensa pode ter um papel efetivo na recuperação destes prejuízos à imagem


Fonte: Labore Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário