domingo, 27 de setembro de 2009

Empreendedor_Microempresa4

Abrir uma empresa no Brasil pode levar até 152 dias
Em São Paulo o registro de um novo negócio pode custar até R$ 380

Do R7Texto: Iniciar um novo negócio no Brasil exige tempo e muita paciência com a burocracia. Além da extensa lista de documentos, informações sobre impostos, o tempo médio para a abertura de uma empresa chega a 152 dias, segundo o Conselho Regional de Contabilidade - São Paulo (CRC-SP).

Além de demorar, o processo exige cuidados, pois qualquer erro pode atrasar ainda mais o sonho de ter o próprio negócio, ou até causar complicações que impedirão o bom funcionamento da empresa no futuro.

Para que o negócio comece a funcionar é preciso em primeiro lugar ter um Registro de Funcionamento, que pode ser obtido na Junta Comercial de seu Estado.

Se a empresa for de um único dono, o registro deve ser feito diretamente no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas. Os preços variam de estado para Estado. Em São Paulo, por exemplo, pode chegar a R$ 380, sem incluir gastos com contador e fotocópias de documentos.

Os documentos necessários:1) Fotocópia autenticada do seu RG e dos sócios, se tiver; 2) Fotocópia autenticada do CPF ou da carteira de habilitação (CNH); 3) Fotocópia autenticada do comprovante de endereço; 4) Comprovante de entrega das últimas cinco declarações do Imposto de Renda; 5) Fotocópia do IPTU do imóvel onde vai funcionar a empresa e 6) Contrato de locação do Registro de Títulos e Documentos (se o imóvel for alugado).

Além desses documentos, é preciso ainda providenciar um Contrato Social. Nele deve estar especificado quem são os sócios da empresa, a área de atuação e qual será a participação e o rendimento de cada sócio no lucro ou faturamento.
Se tiver sócios, na hora de registrar a empresa é necessário levar uma declaração escrita pelo sócio dizendo que você tem autorização para assinar documentos e gerir a empresa.

O Contrato Social também precisa ser registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e na Declaração Cadastral (Deca).

Na prática, esses dois registros servem para dizer ao governo que sua empresa já está apta a pagar impostos – eles funcionam mais ou menos com o CPF para pessoas físicas. O CNPJ é usado para a cobrança de tributos federais e a DECA, para os estaduais.

Fonte: Site R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário