domingo, 27 de setembro de 2009

Empreendedor_Microempresa2

Setor de serviços é um dos mais promissores
Ramo de transportes deve crescer 12% em 2010


Do R7Texto: Quais são as áreas mais promissoras para iniciar um negócio? Estudo realizado pelo Sebrae identificou que o setor de serviços é o que mais vai crescer nos próximos anos. E dele fazem parte vários ramos, desde restaurantes e salões de beleza até transportes de passageiros e serviços de tecnologia.

Entre as áreas mais promissoras apontadas pelo levantamento, estão informática e transporte, que devem crescer 12% em 2010. José Dornelas, consultor na área de empreendedorismo com doutorado no Centro de Empreendedorismo do Babson College, nos Estados Unidos, diz que a estabilidade da economia, a melhora da renda e a entrada das classes C e D no mercado consumidor explicam o resultado do estudo.

Pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas), baseada em dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), confirma a análise. Só em 2008, a classe C ganhou mais 5,2 milhões de pessoas. Entre 2003 e 2008, 32 milhões de brasileiros ascenderam de classe social e outros 20,9 milhões de pessoas saíram da pobreza.

Para atender a demanda, diz Renato Fonseca, consultor do Sebrae, vale apostar em negócios voltados para pessoas que moram sozinhas, como lojas e sistemas de segurança, serviços leva e traz, entrega em domicílios, serviços para idosos e artigos que ofereçam mais comodidade para quem fica bastante tempo em casa.

- Serviços que oferecem soluções saudáveis, como alimentos orgânicos e massagens terapêuticas também têm se mostrado uma boa aposta para quem quer começar um negócio.

Mas antes de escolher em qual setor de serviços apostar, é preciso fazer uma pesquisa ampla e tomar alguns cuidados, lembra Fonseca.

- É importante checar se a área na qual se pretende atuar ainda tem espaço para mais um concorrente, quem é o seu consumidor e escolher muito bem o ponto onde será instalado o negócio.

O primeiro passo, diz, é pesquisar se outras pessoas já oferecem o mesmo tipo de serviço na área onde você quer atuar e se há espaço para você também. Segmentos como o de pet shops e as LAN houses, por exemplo, estão saturados.

Há quem ajude nessa tarefa. O Sebrae e o SESI oferecem consultoria e treinamento para quem quer abrir o primeiro negócio. Basta entrar nos sites Sebrae ou do Sesi. O Instituto Empreender Endeavor também oferece ajuda a quem quer tirar do papel idéias inovadoras de novos negócios. Informações na Endeavor.


Fonte: Site R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário