segunda-feira, 14 de setembro de 2009

É Notícia_Diploma


Senado adia audiência pública sobre diploma no Jornalismo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou, sem justificativa oficial, a realização da audiência pública para debate da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restitui o diploma no Jornalismo. A sessão deveria ocorrer nesta quinta-feira (10 de setembro) às 10h. A expectativa é de que a audiência seja realizada na próxima semana.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) - relator da PEC - está com a avaliação em fase de finalização. O político aguarda a realização da audiência para levar o texto concluído à apreciação na Casa.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), uma das entidades participantes da audiência, acredita que a proposta seja apreciada ainda neste ano. "Estamos otimistas no sentido de encontrar uma solução no Congresso Nacional, resgatando a exigência do diploma, deixando claro para a sociedade que não há conflito entre liberdade de expressão e Jornalismo", disse o presidente da Fenaj, Sérgio Murillo.

Na avaliação de Murillo, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) - julgada por unanimidade no dia 17 de junho - desregulamentou a categoria, ao possibilitar o ingresso de profissionais sem qualificação no Jornalismo.

Além da PEC no Senado, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) também protocolou proposta de emenda constitucional para apreciação da Câmara dos Deputados. Murillo ressalta que a iniciativa dos políticos corrobora com a manifestação social em defesa do diploma. "Estudantes de Jornalismo e a sociedade, de um modo geral, ficaram surpresos e indignados, o que motivou parlamentares a procurar alternativas para resolver esse impasse".

Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário